terça-feira, 19 de junho de 2012

Patativa do Nordeste

Já conhecia um pouco da vida deste poeta nordestino, mas só fui me aprofundar em sua história a partir do dia, 09 de junho de 2010, quando numa homenagem do Sindicato Rural de Ourinhos, o seu presidente Eduardo Luis Bicudo Ferraro, ao me cumprimentar me chamou de "Minha Patativa do Nordeste". Ao meu lado grandes profissionais da imprensa, que logo quiseram saber o que  significava a expressão  "Patativa do Nordeste". Bom, na hora, de pronto, respondi "Pau pra toda obra", algo assim. Mas, abaixo, uma breve sinópse do Patativa do Assaré, conhecido como Patativa do Nordeste e minha gratidão ao Brigadeiro por ter me comprado a um grande mestre da poesia. Endendi melhor a comparação, inclusive. Seu poder de improviso e sua contribuição com a cultura Brasileira. Obrigado Brigadeiro. Fiquei Lisongeado!

Patativa do Assaré

A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário