OURINHOS — Pela primeira vez em 30 anos, organização da maior mostra agropecuária da região sai das mãos do Sindicato Rural, passando à recém-criada Sorvale
Após 30 anos sob o comando do Sindicato Rural, a Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos (Fapi) está sendo realizada este ano pela Sociedade Rural do Vale do Paranapanema (Sorvale), entidade criada às pressas com intuito de “salvar” a mostra.
A realização da Fapi — que termina no próximo domingo, 9 — esteve ameaçada quando o Sindicato Rural (entidade que organizava a feira desde 1972) comunicou a prefeitura sobre sua desistência da tarefa.
A ameaça de não realização da maior mostra agropecuária da região tem origens nas últimas eleições municipais. O presidente do Sindicato Rural, Luiz Eduardo Bicudo Ferraro, o Brigadeiro, foi candidato a vice-prefeito e entrou em conflito com os outros grupos políticos da cidade.
Sem condições de organizar a feira, o prefeito Claudemir Ozório Alves da Silva (PTB) procurou o pecuarista Roberto Gandolpho Constante e solicitou ajuda. No início, Constante relutou, mas para garantir a realização da Fapi acabou aceitando a proposta de assumir a Sorvale e acabou enfrentando um “boicote” na área da pecuária (leia texto nesta página).
“Fundar uma entidade de última hora e organizar a Fapi com a grandiosidade que ela tem não foi tarefa fácil”, afirmou Constante em entrevista coletiva na abertura da feira na última quarta-feira.
Presidente do Sindicato Rural durante 24 anos e da Fapi pela sétima vez, o pecuarista afirma que sempre evitou envolvimentos políticos. “Acho que um dirigente de entidade de classe não pode se envolver em política. Se ganhasse, podia até bater palma. Mas se perdesse, seria impossível a administração da entidade e da Fapi. Infelizmente ocorreu e por isso estamos nessa encrenca toda”, afirmou.
De acordo com lei aprovada pela Câmara de Ourinhos, a Sorvale ficará responsável pela administração da Fapi até o final do mandato do prefeito Claudemir Ozório Alves da Silva — período em que Constante também continua como presidente.
O pecuarista, porém, afirmou esperar que no futuro a Sorvale e o Sindicato Rural possam organizar a feira em parceria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário