A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá entre os dias 01 e 07 e agosto, a Semana do Aleitamento Materno, cuja Campanha ocorrerá em todo o Brasil, sob coordenação do Ministério da Saúde.
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países e, no Brasil, a partir de 1999, suas ações passaram a ser coordenadas pelo Ministério.
O slogan da Campanha deste ano será "Amamente: Dê ao seu filho o que há de melhor."
Seu objetivo é estimular a amamentação materna, fortalecendo a mobilização social a fim de conscientizar a sociedade sobre sua importância.
Benefícios do Aleitamento Materno
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.
Benefícios para o bebê
O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele .
Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
Benefícios para a mãe
Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto.
Reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário.
Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.
Quem pode ser doadora de leite humano?
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.
Banco de Leite Humano Materno
Se você quer doar seu leite pode se dirigir ao Banco de Leite Humano Materno, sito à Rua do Expedicionário, nº 421, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3324-2203.
Como se preparar para retirar o leite humano?
O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias, ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados.
Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.
Procedimento para coletar leite materno
Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
Deixe escorrer a água do frasco e da tampa e não enxugue, você poderá usar quando estiver seco.
Como conservar o leite?
Após a coleta, guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer.
Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário