sábado, 10 de janeiro de 2009

Mensagem de reflexão e outras

De segunda a sábado o nosso programa tem sua abertura marcada por mensagens de reflexão, religiosas, mensagens que podem tornar o dias das pessoas mais agradável. Aqui voce pode enviar sua mensagem e seu comentário sobre as levadas ao ar.
Logo teremos um link para as mensagens levadas ao ar e um painél de votação pra voce ouvir e escolher as melhores do mês. As 15 melhores do ano vão pra um CD, cuja venda será revertida as entidades sociais filantrópicas de Ourihos. Mande a sua!

Sábado, 14 de Fevereiro de 2009

Amar é Decisão

Amar é uma decisão


Um homem foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe que estava passando por muitas dificuldades em seu casamento. Falou-lhe que já não amava sua mulher e que pensava em separação...

O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe: ame-a!

Mas já não sinto nada por ela! Retrucou o homem.

Ame-a! Disse-lhe novamente o sábio.

Diante do desconcerto do homem, depois de um breve silêncio, o sábio lhe disse o seguinte: "amar é uma decisão; é dedicação e entrega; é ação...

Portanto, para amar é preciso apenas tomar uma decisão.

Quando você se decide a cultivar um jardim, você sabe que é necessário preparar o terreno, semear, regar, esperar a germinação e a floração.

Você sabe que haverá pragas, ervas daninhas, tempos de seca ou de excesso de chuva, mas se você está decidido a ter um belo jardim, jamais desistirá, por maiores que sejam as dificuldades.

Assim também acontece no campo do amor. É preciso dedicação, cuidado, espera.

Portanto, se quiser cultivar as flores da afeição, dedique-se. Ame seu par, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê afeto e ternura, admire-o e compreenda-o...

Isso é tudo...

Apenas ame!

***

O amor é lei da vida. Se não houvesse amor nada faria sentido.

Busquemos, então, meditar sobre o que temos e o que não temos, sobre quem somos e sobre quem não somos, a respeito do que fazemos e do que não fazemos, guardando a convicção de que sem a presença do amor naquilo que temos, no que fazemos e no que somos, estaremos imensamente pobres, profundamente carentes, desvitalizados.

A inteligência sem amor, nos faz perversos.

A justiça sem amor, nos faz insensíveis e vingativos.

A diplomacia sem amor, nos faz hipócritas.

O êxito sem amor, nos faz arrogantes.

A riqueza sem amor, nos faz avaros.

A pobreza sem amor, nos faz orgulhosos.

A beleza sem amor, nos faz ridículos.

A autoridade sem amor, nos faz tiranos.

O trabalho sem amor, nos faz escravos.

A simplicidade sem amor, nos deprecia.

A oração sem amor, nos faz calculistas.

A lei sem amor, nos escraviza.

A política sem amor, nos faz egoístas.

A fé sem amor nos torna fanáticos.

A cruz sem amor se converte em tortura.

A vida sem amor... Bem, sem amor a vida não tem sentido...

***

As flores que espalham aromas nos canteiros são mensageiras do amor de Deus falando nos jardins...

Os passarinhos que pipilam nos prados e cantam nos ramos são a presença do amor de Deus transparecendo nos ninhos...

As ondas gigantescas que se arrebentam nas praias, mostram o amor de Deus engrandecendo-se no mar, tanto quanto o filete transparente de águas cantantes, que beija a face da rocha, decanta o amor de Deus, jorrando suave pela fenda singela.

A fera que ruge na selva, quanto os astros que giram na amplidão, enaltecem o amor divino, enquanto falam dessa cadeia que une os seres e as coisas da casa de Deus.

A criança que sorri, feliz, quanto aquela que chora, no regaço materno ou num leito hospitalar, igualmente, refletem o amor distendendo esperança, conferindo oportunidades aos espíritos, como dádivas de Deus.

O homem sábio, pelos conhecimentos que lhe robustecem o cérebro, e aquele que se enobrece no trabalho do bem, pela luz que lhe emana do íntimo, apresentam o amor de Deus, alevantando a vida.

Essas e outras facetas do amor, é que fazem com que a vida tenha sentido...

Enviada pela Ouvinte Cilene....Valeu...Obrigadão...

7 comentários:

  1. A GRATIDÃO.....................
    O homem, por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrina.

    Os olhos da cor do céu brilharam quando viu determinado objeto.

    Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis. "é para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?"

    O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: "quanto dinheiro você tem?"

    Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse: "isto dá, não dá?"

    Eram apenas algumas moedas, que ela exibia orgulhosa.

    - Sabe, eu quero dar este colar azul para a minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe, ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é da cor dos seus olhos."

    O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.

    - Tome, leve com cuidado.

    Ela saiu feliz, saltitando pela rua abaixo.

    Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de longos cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis, adentrou a loja.

    Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:

    - Este colar foi comprado aqui?

    - Sim, senhora.

    - E quanto custou?

    - Ah, falou o dono da loja, o preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês.

    A moça continuou: "mas minha irmã tinha somente algumas moedas. O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!"

    O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e devolveu à jovem.

    - Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar - disse ele.

    - Ela deu tudo o que tinha.

    O silêncio encheu a pequena loja, e duas lágrimas rolaram pelas faces jovens, enquanto suas mãos tomavam o embrulho e ela retornava ao lar, emocionada.

    ...........................

    Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura.

    E a gratidão é sempre a manifestação dos espíritos que têm riqueza de emoções e altruísmo.

    Sê sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém.

    Gratidão, como amor, é também dever que não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece.

    ResponderExcluir
  2. A ARTE DE RACIOCINAR...
    Raciocinar é uma arte que merece uma reflexão mais detida por parte de todos nós.

    Mas, e o que é raciocinar?

    Segundo os dicionários, raciocinar é fazer uso da razão para conhecer, para julgar da relação das coisas; ponderar; pensar.

    De maneira geral nós estamos raciocinando a maior parte do tempo, pois pensamos, fazemos cálculos, tiramos conclusões.

    Todavia, quando se trata de tomar decisões em nossas ações diárias, parece que nossa capacidade de raciocinar fica prejudicada ou é abafada pelo egoísmo.

    Quando estamos no trânsito, por exemplo, e há um veículo atravessado na rua, cujo motorista espera que alguém lhe de a vez para poder seguir, a razão diz que se o deixarmos passar o tráfego fluirá melhor, beneficiando a todos, mas geralmente não é essa a nossa decisão.

    Quando passamos por um lugar onde houve um acidente, e a aglomeração de pessoas está grande, ao invés de ouvirmos os apelos da razão para seguir em frente e não atrapalhar, as mais das vezes nos juntamos à multidão só para satisfazer a curiosidade e julgar a ocorrência sem conhecimento de causa.

    Se vamos assistir a um espetáculo, um evento qualquer, o bom senso nos adverte que o melhor é ocupar os lugares mais distantes dos corredores, para facilitar a entrada dos que chegarão depois.

    Mas o que acontece geralmente, é que nos sentamos nas primeiras cadeiras e quem chegar depois que passe nos espaços apertados que deixamos. E, por vezes, ainda reclamamos pelo fato de ter que encolher as pernas para que os outros passem.

    Outra situação bastante despropositada é a das mães ou pais com crianças pequenas que ocupam lugares de difícil acesso.

    Se for um evento em que se faz necessário o silêncio, quando os pequenos começam a chorar ou gritar, esses pais perturbam a metade da platéia até chegarem às portas de saída.

    Todas essas situações poderiam ser evitadas se usássemos a arte de raciocinar, tomando sempre as decisões mais racionais.

    Nas questões emocionais, o raciocínio sempre é bom conselheiro, mas o que acontece amiúde, é que não lhe damos ouvidos, preferindo agir como os irracionais.

    Se necessitamos chamar atenção de um filho, ou outro familiar, por exemplo, e percebemos que este chega nervoso, irritado, a razão nos aconselha deixar para outro momento, mas, infelizmente, nem sempre a ouvimos e despejamos sobre ele uma enxurrada de palavras ásperas, agravando a situação.

    Se o namorado ou namorada nos diz que já não somos mais o amor da sua vida, a razão pede que nos afastemos, mas nem sempre é assim que agimos. E é por esse motivo que muitos crimes passionais são cometidos.

    Vale a pena prestar mais atenção nessa faculdade bendita que Deus nos deu, chamada razão.

    Se lhe déssemos ouvidos, aliando-a ao sentimento, por certo, evitaríamos muitos males, tanto para nós quanto para os outros.

    ...............

    Quando suas vistas contemplarem as densas nuvens cinzentas que pairam há apenas alguns metros de altura, ouça com atenção a voz da razão a lhe dizer, com toda segurança que logo acima brilha o sol, soberano, que vencerá as trevas em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  3. O Filho

    Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pelas artes. Tinham de tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael. Muito unidos, se sentavam juntos para admirar as grandes obras de arte. Por uma desgraça do destino, seu filho foi para guerra. Foi muito valente mas morreu na batalha, quando resgatava outro soldado.
    O pai recebeu a notícia e sofreu profundamente a morte de seu único filho.
    Um mês mais tarde, alguém bateu à sua porta...
    Era um jovem com uma grande tela em suas mãos e foi logo dizendo ao pai:
    - O senhor não me conhece, mas eu sou o soldado por quem seu filho deu vida, ele salvou muitas vidas nesse dia e estava me levando a um lugar seguro quando uma bala lhe atravessou o peito, morrendo instantaneamente.Ele falava muito do senhor e de seu amor pelas artes.
    O rapaz estendeu os braços para entregar a tela:
    - Eu sei que não é muito, e eu também não sou um grande artista, mas sei também que seu filho gostaria que o senhor recebesse isto...
    O pai abriu a tela. Era um retrato de seu filho, pintado pelo jovem soldado.
    Ele olhou com profunda admiração a maneira com que o soldado havia capturado a personalidade de seu filho na pintura. O pai estava tão atraído pela expressão dos olhos de seu filho, que seus próprios olhos encheram-se de lágrimas. Ele agradeceu ao jovem soldado, e ofereceu- se para pagar-lhe pela pintura.
    - Não, senhor, eu nunca poderei pagar o que seu filho fez por mim ! Essa pintura é um presente...
    O pai colocou a tela à frente de suas grandes obras de arte, e a cada vez que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua famosa galeria.
    O homem morreu alguns meses mais tarde e se anunciou um leilão de todas as suas obras de arte.
    Muita gente importante e influente chegou ao local, no dia e horário marcados, com grandes expectativas de comprar verdadeiras obras de arte. Em exposição estava o retrato do filho.
    O leiloeiro bateu seu martelo para dar início ao leilão:
    - Começaremos o leilão com o retrato "O FILHO".
    Quem oferece o primeiro lance ? Quanto oferecem por este quadro ?
    Um grande silêncio... Então um grito do fundo da sala:
    - Queremos ver as pinturas famosas !!! Esqueça-se desta !!!
    O leiloeiro insistiu:
    - Alguém oferece algo por essa pintura ? R$ 100,00 ? R$ 200,00 ?
    Mais uma vez outra voz:
    - Não viemos por esta pintura, viemos por Van Gogh, Picasso !!! Vamos às ofertas de verdade...
    Mesmo assim o leiloeiro continuou:
    - Quem leva "O FILHO" ?
    Finalmente, uma voz:
    - Eu dou R$ 10,00 pela pintura...
    Era o velho jardineiro da casa. Sendo um homem muito Humilde era o único dinheiro que podia oferecer.
    - Temos R$ 10,00 ! Quem dá R$ 20,00 ?" gritou o leiloeiro.
    As pessoas já estavam irritadas, não queriam a pintura do filho, queriam as que realmente eram valiosas para sua coleção. Então o leiloeiro bateu o martelo:
    - Dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendido por R$ 10,00 !!!
    - Agora, vamos começar com a coleção ! - Gritou um.
    O leiloeiro soltou seu martelo e disse:
    - Sinto muito damas e cavalheiros, mas o leilão chegou ao seu final.
    - Mas, e as pinturas ? - Perguntaram os interessados.
    - Eu sinto muito, - disse o leiloeiro, - quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo estipulado no testamento do antigo dono.
    Não seria permitido revelar esse segredo até esse exato momento. Somente a pintura O FILHO seria leiloada; aquele que a comprasse, herdaria absolutamente todas as suas posses, inclusive as famosas pinturas.
    O homem que comprou O FILHO fica com tudo !...
    Reflexão:
    Deus entregou seu único e amado filho, para morrer por nós numa cruz há 2009 anos atrás. Assim, como o leiloeiro, a mensagem hoje é: "QUEM AMA O FILHO TEM TUDO COM O PAI, E HERDARÁ SUAS RIQUEZAS" Deus não mente, ele é perfeito. Sua palavra nos deixa os ensinamentos e as promessas para quem O ama. Sua vida não é uma coincidência, é o reflexo do amor de Deus por ti...

    ResponderExcluir
  4. QUE TIPO DE CRISTÃO NÓS SOMOS?
    VOCE É DAQUELES QUE VAI A IGREJA? ÓTIMO...


    QUE TIPO DE CRISTÃO NÓS SOMOS QUANDO ALGUÉM NOS PEDE UM AUXILIO, UM FAVOR E MESMO NÃO ESTANDO AO NOSSO ALCANCE, DIZEMOS QUE JÁ ESTAMOS VENDO....VOU VER...APENAS PRA ALIMENTAR NOSSO EGO
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUANDO UM IRMÃO BATE A NOSSA PORTA PEDINDO UM PRATO DE COMIDA, UM AGASALHO, E COM O PORTÃO FECHADO NOS PASSAMOS PELA EMPREGADA PRA DIZER QUE NADA PODEMOS FAZER;
    QUE TIPO DE CRISTÃO NÓS SOMOS QUANDO NA FILA DA COMUNHÃO ABAIXAMOS NOSSA CABEÇA EM RESPEITO AO CORPO DE CRISTO QUE VAMOS TOMAR, MAS SAIMOS AOS GRITOS DA IGREJA PORQUE UM FILHO FICOU CORRENDO DURANTE A MISSA E SUJOU SUAS ROUPAS
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUANDO EM MEIO AO TRANSITO NÃO EXITAMOS EM DISPARAR CHINGAMENTOS POR CAUSA DE ALGUM VEICULO OU PEDESTRE QUE TOMOU SUA PREFERENCIA.
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUE, QUANDO NUM CARGO PÚBLICO, FRAUDAMOS O INSS, MENTIMOS PARA A POPULAÇÃO, DESVIAMOS VERBAS PUBLICAS, SUPER FATURAMOS NOTAS, EM DETRENIMENTO APENAS DO NOSSO INTERESSE EM QUERER FAVORECER UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS.
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUE NÃO EXITAMOS EM COLOCAR UMA MERCADORIA VENCIDA A VENDA, QUE ADULTERAMOS OS COMBUSTIVEIS, QUE PASSAMOS POR CIMA DE NOSSOS IDEAIS...AQUELES QUE VOCE TINHA DE QUERER MUDAR O MUNDO, MAS HOJE SEU MUNDO SE RESUME A VOCE...
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUE SAIMOS DE CASA E SOMOS INCAPAZES DE OLHAR NOS OLHOS DAQUELE GARI QUE RECOLHE O LIXO E DIZER BOM DIA.
    QUE CHEGAMOS DE MAL HUMOR NO LOCAL DE TRABALHO E JÁ DEIXAMOS UM AVISO COM A SECRETARIA DIZENDO QUE HOJE NÃO VAI ESTAR PRA NINGUÉM.
    QUE TIPO DE CRISTÃO ESTAMOS SENDO QUE FICAMOS INERTES AOS ABUSOS PUBLICOS E SIMPLESMENTE BAIXAMOS A CABEÇA AFIRMANDO QUE CERTAS COISAS SÃO IMUTÁVEIS, QUE NÃO DEPENDE DE NÓS.
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUE VEMOS JOVENS NA ESQUINA SE PROSTITUINDO EM TROCA DE ALGUNS TROCADOS APENAS PRA COMPRAR MAIS UMA PEDRA DE CRAQUE. PASSAMOS COMO SE NÃO TIVÉSSEMOS VISTO OU PARAMOS PRA SABER QUANTO É O PROGRAMA E CONTRIBUIMOS PRA QUE ESSE MESMO JOVEM SE AFUNDE MAIS AINDA.
    QUE TIPO DE CRISTÃO SOMOS QUE FICAMOS PASSIVEIS QUANDO A ESPOSA OU UM FILHO SÃO AGREDIDOS, QUANDO UMA MULHER, UMA ADOLESCENTE, UMA CRIANÇA, MENINO OU MENINA, SÃO VIOLENTADOS, ESTUPRADOS, AS VEZES PELO PRÓPRIO PAI, IRMÃO OU PADRASTO. VITIMAS DE PEDOFILIA...
    QUE CRISTÃO SOMOS QUE QUANDO UMA FILHA SOLTEIRA CHEGA DIZENDO QUE ESTÁ GRÁVIDA, UM FILHO LHE DIZ QUE É GAY OU VOCE DESCOBRE QUE ESTE MESMO FILHO É USUÁRIO DE DROGAS E LOGO VOCE COLOCA AS MÃOS NA CABEÇA DIZENDO: "AI MEU DEUS, O QUE VAI SER DE MIM...ONDE FOI QUE EU ERREI" OU "NÃO CRIEI FILHA PRA SAIR DANDO PRO MUNDO. NÃO CRIEI MEU FILHO PRA SER BICHA"
    SOMOS CRISTÃOS AFINAL?? VOCE É UM CRISTÃO COMPLETO?? ACHO QUE NINGUÉM É TOTALMENTE!
    VAMOS A IGREJA, ALGUNS NÃO SAEM DELA. NOS CONSIDERAMOS FILHOS DE DEUS, MAS NÃO REZAMOS, NÃO PERDOAMOS, APENAS NOS APEGAMOS A DEUS QUANDO NUMA ENFERMIDADE, QUANDO SEM EMPREGO OS AMIGOS SE AFASTAM, O ESTÔMAGO FICA VAZIO, QUANDO NÃO TEMOS MAIS A QUEM RECORRER ENTÃO NOS LEMBRAMOS DE DEUS. QUE VIDA DE HIPOCRISIA NÃO?! QUANTAS VEZES DIANTE DE UM CONSELHO O QUE VOCE FEZ FOI PENSAR O QUANTO ESSE CARA QUE ESTÁ FALANDO É CHATO. DEUS DIANTE DE TUDO VÊ A CADA UM DE NÓS DA MESMA FORMA, COMO SEUS FILHOS E DIFERENTEMENTE DE NÓS, QUE FOMOS CRIADOS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, ELE NOS PERDOA E NOS DÁ MAIS UMA CHANCE.
    REFLITA...ACORDE...PERDOE...AGRADEÇA
    A VIDA É CURTA E SE TIVER PERCEPÇÃO, SE DEIXARMOS O ORGULHO DE LADO, AGENTE PODE ATÉ COMPARAR NOSSO CONVÍVIO, NOSSA SOCIEDADE COMO UMA IMENSA ORQUESTRA REGIDA POR DEUS, SE ACREDITARMOS, TIVERMOS FÉ, FORMOS HUMILDES, SEREMOS DELE SEU INSTRUMENTO.
    autor: Edu Bala
    Inspirado por uma ouvinte que ligou pra desabafar que seu casamento acabou por causa da intromissão por parte da familia do marido, crentes, mas que não aceitam a união do filho com uma mulher que já foi casada e tem hoje 3 filhos. Detalhe: O dito marido, filho, aos 26 anos de idade teve derrame. Na ocasião somente ela, a ouvinte em questão, foi quem, com amor, se submeteu a cuidar dele. Hoje, longe dela, vai se recuperando.

    ResponderExcluir
  5. Papai Não Morreu

    Aquele fora um dia diferente...

    A tarde caía rápida e fria e o vento na folhagem amarelada anunciava que a chegada do inverno estava próxima.

    Mateus, era um garoto de dez anos e se acostumara às alegrias descontraídas de sua pequena família, composta pelos pais e uma irmã mais nova que com ele compartilhava das brincadeiras infantis.

    Mas a vida nem sempre nos reserva surpresas agradáveis. Era isso que Mateus descobrira naquele dia em que contemplava o corpo do pai, a quem tanto amava, estendido num caixão sobre a mesa.

    Todos enxugavam o pranto, mas ele tinha nos olhos grossas lágrimas que se recusavam a cair.

    Nunca havia experimentado um sentimento igual. Era como se algo dentro do seu coraçãozinho tivesse se partido em mil pedaços.

    O enterro foi consumado...

    A vida deveria seguir seu curso, mas em seu lar faltava alguém. Faltava a figura respeitável do pai amado.

    Sobrava um lugar à mesa. Sobrava o pedaço de frango predileto do papai. O pudim se demorava na geladeira.

    E Mateus pensava em como suportaria tanta amargura e saudade.

    No entanto, a volta às aulas, às brincadeiras com a irmã, os piqueniques, as tardes no parque, trouxeram novo alento ao seu coração juvenil.

    Um dia, a visita de uma amiga da família trouxe de volta as lembranças tristes. A mãe falava da falta que sentia do companheiro. Dizia que a saudade lhe acompanhava de perto e que era difícil a vida depois que o marido morrera.

    E Mateus que, não muito longe escutava a conversa das amigas, aproximou-se e disse com a segurança de quem tem certeza:

    - Mamãe, você disse que o papai morreu, mas eu asseguro que isso não é verdade.

    A mãe olhou-o com ternura e desejando consolá-lo, disse:

    - Sim filho, o papai vive além da cortina que nos separa dele momentaneamente.

    - Não, mamãe! O papai vive e viverá para sempre.

    - Ele vive em mim através de tudo o que me ensinou...

    - Quando sou obediente, eu o sinto em minha intimidade porque foi ele quem me ensinou a obedecer.

    - Quando sou honesto, lembro-me das muitas vezes que ele enalteceu a honestidade.

    - Quando perdôo meus amigos, quase o ouço dizer: "filho, quem perdoa não adoece porque não guarda o lixo da mágoa na intimidade.

    - Quando sinto que a inveja deseja instalar-se em minha alma, lembro-me de ter ouvido de seus lábios: "a inveja é um ácido corrosivo que prejudica quem a alimenta."

    - E quando, por fim, meu coração se enche de saudade e penso que não mais a suportarei, uma suave brisa perpassa meu ser e ouço sua voz falando baixinho: "filho, eu estou ao seu lado, não duvide".

    - E é assim, mãezinha, que eu sei que papai não morreu. Sinto que ele continua vivo, não somente atrás da cortina que temporariamente nos separa, mas também através da herança de amor que legou a todos nós.

    ...........................

    Quem deseja plantar apenas por alguns dias, planta flores...

    Quem deseja plantar para alguns anos ou séculos, planta árvores.

    Mas quem quer plantar para a eternidade, planta idéias nobres nos corações daqueles a quem ama.

    ResponderExcluir
  6. Currículo Oculto da Violência

    Após atos violentos de grandes proporções, como os ocorridos em setembro de 2001, nos Estados Unidos, e o massacre ocorrido em setembro de 2004, na Rússia, o mundo faz uma pausa para lamentar a violência.

    As mídias divulgam fotos que comovem até os corações mais endurecidos e geram revolta e desejo de vingança nas mentes belicosas.

    Mas assim que a imprensa encontra outras matérias com que se ocupar, esses atos caem no esquecimento e só voltam a ser notícia nas retrospectivas de final de ano.

    No entanto, para as pessoas diretamente envolvidas nessas tragédias o mundo jamais será o mesmo, pelo menos o seu mundo íntimo.

    São vidas ceifadas, amores arrebatados, sonhos interrompidos, lembranças marcadas, desespero, saudades...

    E a vida continua...

    E a violência sobrevive, silenciosa, sobre a face da terra...

    E se fala em paz... nos gabinetes.

    E se fala em combater a violência, fomentando-se guerras.

    Até quando conviveremos com essa triste realidade sem tomar uma atitude que promova a paz?

    Já sabemos que a paz do mundo não se implantará por decretos nem surgirá após a guerra.

    A cultura da paz deve ser uma iniciativa lúcida, tanto individual quanto coletiva.

    É preciso criar uma cultura de paz no nosso planeta.

    Hoje está vigente, no seio da humanidade, o que poderíamos chamar de currículo oculto da violência.

    Existe uma cultura pró-violência muito sutil e que ganha terreno dia após dia, de forma velada e letal.

    É uma forma de cultivo da violência que muitas pessoas não se dão conta.

    Essa cultura está presente no lar, no lazer, nos esportes, nas escolas, nas músicas, nas piadas, nos meios de comunicação, nas canções infantis, nas instituições religiosas.

    Nas instituições religiosas, sim!

    Nas violências que mais estarreceram e estarrecem o mundo, geralmente está presente o componente religioso.

    E isso começa de forma imperceptível, quando um pai de família ou um líder religioso cria barreiras entre os da sua crença e os outros.

    A criança cresce pensando que quem não é da sua crença é pessoa má, que merece ser rechaçada ou evitada, quando não se diz que é demoníaca.

    Isso em nome do Cristo, em nome de Deus, em nome de um ideal, em nome da religião, seja ela qual for.

    O simples fato de se torcer por um time de futebol diferente já é motivo para se criar conflitos... Até mesmo entre pessoas da mesma família.

    Pessoas que se dizem religiosas e atacam outras instituições, dizendo que o único bem que merece esse título é o praticado dentro da sua fé.

    Como se o bem não se bastasse por si só e tivesse que ter uma bandeira religiosa qualquer.

    Briga-se por causa de idéias políticas divergentes... Briga-se pelas mais mínimas coisas.

    Como diz o cancioneiro popular, "chegou a hora da gente construir a paz, ninguém suporta mais o desamor." *

    E para construir a paz é preciso largar as armas...

    É preciso usar ferramentas adequadas...

    É preciso falar e agir como pacifista...

    Usar termos e idéias que enalteçam a paz e não a violência.

    É preciso adequar a nossa terminologia, numa ação pró-paz.

    Em vez de dizer "lutar pela paz", dizer "construir a paz", em vez de "lutar contra a violência", "fomentar a paz", em vez de "promover um combate", "fazer um embate", em vez de "armas de guerra", "ferramentas de paz".

    Ensinar nos lares, nas escolas, nas canções, nas mídias, nas pregações religiosas, que a paz é um desejo comum a todos, não importa a raça, a crença, a posição social. E acreditar nisso.

    Enquanto não agirmos dessa forma, a paz continuará só no discurso, e a violência ganhará forças, nutrida por esse currículo oculto, sutil e letal, que vige silencioso no seio da humanidade.

    .....................

    Observe o mundo com olhos de paz.

    Faça a sua parte, que o mundo terá paz.

    .....................

    * Nando Cordel, música Paz Pela Paz.

    ResponderExcluir
  7. Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido,bebericando chá gelado durante uma visita ao seu pai. Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho.
    - Nunca esqueça de seus amigos!, aconselhou. Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura vier a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles; faça coisa com eles; telefone para eles...
    Que estranho conselho, pensou o jovem. Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e família que inciaremos serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida!Contudo, ele obedeceu ao pai. Manteve o contato com seus amigos e anualmente aumentava o número deles. Na medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava. Conforme o tempo e a natureza realizam suas mudanças e mistérios sobre um homem, amigos são baluartes de sua vida. Passados mais de 40 anos, eis o que ele aprendeu:
    O tempo passa.
    A vida acontece.
    A distância separa.
    As crianças crescem.
    Os empregos vão e vêm.
    O amor fica mais frouxo.
    As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
    O coração se rompe.
    Os pais morrem.
    Os colegas esquecem os favores.
    As carreiras terminam. Mas... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre a gente. Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo pela gente, intervindo em nosso favor, e esperando de braços abertos, abençoando a nossa vida!Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristrezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros. Remeta este texto a todos os amigos que ajudam a dar sentido à sua vida.

    É o que estou fazendo.

    ResponderExcluir