sexta-feira, 11 de junho de 2010

Patativa do Nordeste

Patativa do Assaré – Patativa do Nordeste

De prima todos os meus colegas de imprensa ficaram esperando que falasse o significado. Foi uma reação imediata quando o presidente do S.R.O., Brigadeiro, chamou-me de “Minha Patativa do Nordeste”.

Eu já conhecia um pouco, pouquinho da história deste poeta, mas resolvi fazer uma pesquisa,  conhecer  um pouco mais deste mito a que fui comparado. No caso, não pela poesia ou musica, mas entendi o que o Brigadeiro quis dizer. Sem modéstia. “Pau pra toda obra, versátil, aquele que tem jogo de cintura, improviso, não deixa a petéca cair”. Portanto, ser comparado ao Patativa do Nordeste me deixou lisonjeado.  Quero deixar registrado aqui no meu blog estas palavras e meu agradecimento ao Brigadeiro, Presidente da FAPI e do Sindicato Rural de Ourinhos. De 3 a 13  Junho de 2010. Por Edu Bala, O Patativa da FAPI, segundo o Brigadeiro.

SINOPSE

 

A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século 20.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário